Gestão patrimonial no Rio Janeiro: 5 dicas para fazer com que seus ativos trabalhem ao seu favor!

Gestao Patrimonial No Rio De Janeiro 5 Dicas De Como Fazer (1) - Contabilidade em Itaperuna - RJ | Blog - ACP Assessoria Contábil e Financeira

Se você tem uma empresa, provavelmente já ouviu ou até convive com o termo gestão patrimonial. É um setor essencial, que pode gerar muitas vantagens – redução de custos e gerenciamento adequado de bens, equipamentos e instalações, por exemplo. Isso vale para organizações no Rio de Janeiro, mas também em qualquer lugar.

Neste artigo, você irá descobrir o que é gestão patrimonial e 5 dicas de como realizá-la de maneira eficiente no estado do Rio de Janeiro, evitando problemas na hora de declarar ao fisco os ativos da organização. 

Acompanhe o artigo e boa leitura!

Confira Nossos Serviços 1 - Contabilidade em Itaperuna - RJ | Blog - ACP Assessoria Contábil e Financeira

O que é patrimônio?  

Você sabe de fato o que significa patrimônio? Patrimônio tem a ver com bens, direitos e obrigações de uma organização ou pessoa. Outro conceito é o de patrimônio familiar, que como informa o nome, faz referência aos bens de uma família. Ainda há o patrimônio público, que é propriedade do povo.

Falando sobre patrimônio empresarial, ele significa os bens que uma empresa possui, os quais podem ser de vários tipos, como tangíveis, intangíveis, imóveis etc. São coisas que têm valor econômico para um negócio, ou seja, podem se transformar em dinheiro.

Alguns tipos de bens:

  • bens tangíveis; 
  • posse intangíveis;
  • bens imóveis;
  • posses móveis;
  • propriedades de consumo;
  • desfrutes numerários;
  • propriedades de venda;
  • desfrutes primários;
  • propriedades intermediários;
  • bens de produção ou de capital;
  • bens finais.

É possível que um bem se enquadre em mais de um tipo.

Como realizar uma gestão patrimonial eficiente

Qualquer empresa, para que se mantenha ativa, precisa adquirir aparatos e insumos, como maquinários, mobílias, tecnologias e equipamentos. A gestão desses itens, que formam o patrimônio de uma empresa, é a gestão patrimonial.

Uma gestão patrimonial ineficiente resulta em vários danos, como desperdício de materiais – defasados ou obsoletos – e aumento de ativos imobilizados. Além disso, pode haver problemas com o fisco na prestação de contas dos bens da organização.

Veja, a seguir, algumas dicas para uma boa gestão empresarial:

1. Atente à gestão do inventário da empresa

Inventário é a lista, com descrições, dos bens da empresa. Com ele, você pode otimizar o gerenciamento dos ativos, fundamentando um Balanço Patrimonial consistente. Além disso, o inventário permite que os gestores façam o planejamento do provisionamento de recursos para adquirir ativos, em especial para reposição.

Evite bens que tenham que ser trocados ou consertados. Um bom inventário exige organização em categorias de bens patrimoniais e colaboração de funcionários que catalogam informações patrimoniais.

Assim, recomendamos que você especifique quem registrou o bem, qual a área do funcionário, a data de compra, valor e idade do item, estado de conservação, valor atual, vida útil em anos, depreciação, modelo e número de série (se for o caso) e onde é armazenado o bem.

2. Tenha um manual 

Manuais são sempre úteis, não é mesmo? Na gestão patrimonial, você pode ter um manual de normas e procedimentos para gerenciar os ativos da empresa, explicando como fazer o registro, a manutenção e a baixa de um bem, assim como transferências e substituições.

3. Invista em um software de gestão

É importante que sua empresa conte com um software eficiente para gerenciar os bens. Dessa maneira, você vai automatizar processos de registro e dados, gerando informações e documentos essenciais: controle de itens do inventário, previsões de manutenções e balancetes, por exemplo.

4. Use instrumentos para localização dos ativos

Procure instrumentos que possam auxiliar sua organização a localizar os ativos patrimoniais. Por exemplo: 

  • tabelas;
  • planilhas;
  • documentos.

5. Contrate um gestor patrimonial

Nada melhor que deixar a gestão patrimonial nas mãos de quem realmente entende. Controlar inventário, obrigações e direitos de uma empresa não é simples. 

Prefira um profissional experiente e conceituado, em quem você possa confiar. Vale a pena investir para não perder dinheiro com uma má gestão patrimonial.

O gestor patrimonial pode até mesmo recomendar investimentos personalizados, conforme as possibilidades e necessidades da sua empresa.

Alocação de ativos é assunto sério, e deve ser realizada com precisão e eficiência, para não apenas gerar resultados, mas, como comentamos, evitar problemas com desperdícios (custos) e com a Lei. Com estas dicas, você poderá fazer com que seus ativos trabalhem por você!

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo! Entre em contato com nossa equipe, podemos ajudar você, no Rio de Janeiro, a realizar uma gestão patrimonial eficiente e confiável, valorizando e controlando seus ativos.

Summary
Gestão patrimonial no Rio Janeiro: 5 dicas de como fazer
Article Name
Gestão patrimonial no Rio Janeiro: 5 dicas de como fazer
Description
Se você tem uma empresa, provavelmente já ouviu ou até convive com o termo gestão patrimonial. É um setor essencial, que pode gerar muitas vantagens - redução de custos e gerenciamento adequado de bens, equipamentos e instalações, por exemplo. Isso vale para organizações no Rio de Janeiro, mas também em qualquer lugar.
Author
Publisher Name
ACP Assessoria Contábil
Publisher Logo
Menu
Recomendado
Manter a roda da fortuna girando sempre ao favor do…
Open chat
Powered by