Contabilidade gerencial no Rio de Janeiro: entenda como o contador pode ser decisivo para as melhores estratégias em sua empresa

Contabilidade Gerencial No Rio De Janeiro Como O Contador Pode Ajudar (1) - Contabilidade em Itaperuna - RJ | Blog - ACP Assessoria Contábil e Financeira

O setor contábil é, sem dúvidas, um dos mais importantes em qualquer empresa. O Brasil é um país burocrático, que conta com normas rígidas de tributação de pessoas jurídicas, assim como procedimentos obrigatórios um tanto complexos de contabilidade, aliados a uma crise econômica endêmica. Aí entra a importância da contabilidade gerencial no seu negócio.

A contabilidade gerencial é fundamental para manter a saúde financeira de sua empresa, seja onde estiver localizada. No Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa, que abriga quase 7 milhões de habitantes, a concorrência no mercado se mostra muito forte – é um dos centros do mundo – e por isso uma boa contabilidade gerencial e financeira faz a diferença.

A contabilidade gerencial é um novo método de contabilidade, que apresenta muitas vantagens para sua empresa e é mais orientada ao negócio e não à burocracia.

Continue lendo e descubra por que é importante ter um contador para tratar da sua contabilidade gerencial.

Confira Nossos Serviços 1 - Contabilidade em Itaperuna - RJ | Blog - ACP Assessoria Contábil e Financeira

Contabilidade tradicional versus contabilidade gerencial

Contabilidade tradicional, a que existe há muito tempo, é diferente da inovadora contabilidade gerencial. 

E onde é que está a diferença? 

Podemos afirmar que a principal vantagem da contabilidade gerencial é a amplitude. Agora, não se trata mais somente de complexidades da burocracia e fiscais, de números e relatórios patrimoniais. É muito mais do que isso. É a base para definir estratégias da sua empresa e acertar nas tomadas de decisão.

O contador responsável pela contabilidade gerencial e financeira controla várias ações da empresa, tais como:

  • Contratações;
  • Situação dos sócios;
  • Investimentos;
  • Declaração de impostos;
  • Empréstimos.

Hoje, você, gestor, precisa ficar “grudado” no profissional que cuida da contabilidade gerencial, dele vem os relatórios e dados para monitorar o desempenho da organização, as ferramentas de gestão interna.

O contador que faz a contabilidade gerencial é o médico que realiza o acompanhamento do “paciente”, verificando seus resultados e apontando saídas estratégicas para ajudar na recuperação e na saúde do seu negócio.

Então, se você quer saber realmente a diferença entre contabilidade tradicional e contabilidade gerencial é que, nesta última, o contador não se limita a impostos, tributos e burocracia fiscal, mas ajuda a decidir estratégias para a empresa.

Por que devo contratar um contador para a contabilidade gerencial da minha empresa?

Contabilidade tradicional já é um assunto sério, especialmente no Brasil que é um país burocrático e está em crise. Imagine então o cuidado que você precisa ter com a contabilidade gerencial, que tem mais amplitude e é muito mais decisiva para o sucesso de uma empresa.

Como dissemos, a contabilidade gerencial pode ser vista como ferramenta de gestão. Não é só atender à legislação, fazer procedimentos-padrão, cálculos, demonstrativos fiscais. É, acima de tudo, ter mais dados para tomar decisões mais assertivas, o que significa correr menos riscos de cometer erros.

Voltamos a falar do mercado competitivo, não só no Rio de Janeiro, mas em especial nesse paraíso turístico, está à frente quem tem mais controle sobre custos e, além disso, mantém dados importantes atualizados, utilizando-os para criar estratégias de crescimento. 

Muitos empresários não se importam muito com contabilidade, tampouco conhecem o conceito de contabilidade gerencial. Grande revés para suas empresas, pois a contabilidade do futuro é uma das responsáveis por decidir as empresas que vão sobreviver e, mais ainda, se destacar no mar sangrento da concorrência. 

Então, contabilidade gerencial é, em resumo, cuidar de dados valiosos baseados na realidade interna e externa da organização. 

Dicas para contratar um contador especialista em contabilidade gerencial

É verdade que a contabilidade gerencial é muito importante, na verdade, essencial, mas de nada adianta se você contratar um profissional incapacitado.

Antes de contratar, no entanto, é com você: tenha um planejamento financeiro eficiente e com objetivos, valores e projeções claros. Para executá-lo com rigor, você vai precisar exatamente da contabilidade gerencial. 

Se você quer realmente crescer e se desenvolver como empresa, nem pense em dispensar a contabilidade gerencial, ainda que seu negócio seja pequeno. Contar com contabilidade gerencial significa controlar todo o setor financeiro, ou delegá-los a pessoas adequadas. E não apenas o setor financeiro, que mantém a empresa de pé, mas outros setores como marketing, equipe de vendas, fornecedores e branding – valor de marca. 

Não ter um bom contador para cuidar da sua contabilidade gerencial significa riscos iminentes em termos de tributação e menos competitividade no mercado. 

Não pense apenas no custo do profissional, mas na sua qualidade, conforme os recursos da sua empresa. Busque alguém que realmente esteja interessado em fazer sua organização crescer, que seja de confiança e siga sua cultura empresarial. A responsabilidade desse gestor é muito grande, por isso, atente-se a indicações e avaliações detalhadas antes de contratar. 

Entre em contato e contrate um contador especializado para garantir as melhores estratégias para a sua empresa!

Summary
Contabilidade gerencial no Rio de Janeiro: Como o contador pode ajudar?
Article Name
Contabilidade gerencial no Rio de Janeiro: Como o contador pode ajudar?
Description
O setor contábil é, sem dúvidas, um dos mais importantes em qualquer empresa. O Brasil é um país burocrático, que conta com normas rígidas de tributação de pessoas jurídicas, assim como procedimentos obrigatórios um tanto complexos de contabilidade, aliados a uma crise econômica endêmica. Aí entra a importância da contabilidade gerencial no seu negócio.
Author
Publisher Name
ACP Assessoria Contábil
Publisher Logo
Menu
Recomendado
Usar o sobrenome da família, o próprio nome, focar no…
Open chat
Powered by