Muitos empresários têm calafrios só de pensar em como fazer a folha de pagamento de seus funcionários.

De fato, poucas pessoas sabem o procedimento para isso e acreditam ser um bicho de sete cabeças, o que não é verdade. Se você quer saber mais sobre folha de pagamento, como fazê-la e qual sua importância, continue lendo o artigo.

A folha de pagamento é parte essencial da operação de qualquer empresa. Em muitos lugares, a folha de pagamento é conhecida como holerite, e corresponde ao demonstrativo com os pagamentos e descontos feitos ao colaborador no período.

Segundo o art. 225 do Decreto 3048/1999, toda e qualquer empresa no Brasil é obrigada a emitir e fornecer a folha de pagamento aos seus funcionários, bem como arquivar consigo uma via do mesmo.

Confira Nossos Serviços 1 - Contabilidade em Itaperuna - RJ | Blog - ACP Assessoria Contábil e Financeira

Como fazer folha de pagamento?

Para realizar o cálculo da folha de pagamento dos funcionários, o ideal é que você tenha na sua empresa um software de cálculo de folha de pagamento. Caso a organização utilize algum sistema ERP, é muito provável que este contenha o módulo do departamento trabalhista, possibilitando a geração da folha de pagamento.

No entanto, para evitar erros e facilitar a gestão, a maior parte das empresas opta por contratar um escritório de contabilidade, responsável por calcular a folha de pagamento de seus funcionários. Assim, cabe a empresa somente gerir os pagamentos e arquivar a via assinada.

A folha de pagamento envolve muitos detalhes, logo, os parâmetros no sistema devem sempre estar bem definidos. Além disso, este documento possui função contábil, fiscal e operacional, o que faz com que os cuidados em sua confecção sejam redobrados.

Para tanto, deve-se considerar desde o salário bruto, até as alíquotas de INSS, FGTS e IRRF. Além disso, o adiantamento salarial (geralmente 40%), vale transporte e descontos também devem constar na folha de pagamento, bem como bonificações, plano de saúde, horas-extras, auxílio maternidade, entre outros.

Como gerir a folha de pagamento?

O procedimento de como fazer folha de pagamento exige conhecimentos específicos e aprofundados em recursos humanos, contabilidade e gestão financeira. Também por isso, é muito frequente que empresas de pequeno a grande porte contratem empresas de contabilidade especializadas para ajudá-las nesta tarefa.

Além de organizar documentos e informações, elas auxiliam na tomada de decisão. Assim, caso uma empresa deseje desonerar sua folha de pagamento, a contabilidade provavelmente terá a resposta de como fazer isso de maneira assertiva. O resultado é menos tempo desperdiçado com burocracias e mais tempo para focar no que realmente importa: o sucesso do seu negócio.

Saber como fazer folha de pagamento é fundamental para um planejamento financeiro eficaz, resultando em um maior controle interno e um ambiente organizacional de alta performance.

Ademais, a gestão correta e clara da folha de pagamento evita processos trabalhistas e o pagamento de multas, preservando o patrimônio organizacional. Respeite o direito dos seus funcionários e antecipe-se às eventualidades sabendo como fazer folha de pagamento.

Se você quer auxílio para fazer a folha de pagamento de seus funcionários, entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudar!

Summary
Como fazer folha de pagamento?
Article Name
Como fazer folha de pagamento?
Description
Muitos empresários têm calafrios só de pensar em como fazer a folha de pagamento de seus funcionários. De fato, poucas pessoas sabem o procedimento para isso e acreditam ser um bicho de sete cabeças, o que não é verdade. Se você quer saber mais sobre folha de pagamento, como fazê-la e qual sua importância, continue lendo o artigo.
Author
Publisher Name
ACP Assessoria Contábil
Publisher Logo
Menu
Recomendado
Mantenha a disciplina e a organização e todo o resto…
Open chat
Powered by