Balanço patrimonial: qual a importância de realizar?

Balanco Patrimonial Qual A Importancia De Realizar - Contabilidade em Itaperuna - RJ | Blog - ACP Assessoria Contábil e Financeira

Um dos instrumentos essenciais para a gestão de qualquer empresa é o balanço patrimonial. Ele é de extrema importância para o controle financeiro e cumprimento da legislação empresarial.

O balanço patrimonial organiza toda a estrutura do patrimônio de um empreendimento de forma resumida e prática. Não se trata apenas de cumprir a Lei, mas permitir a realização de planejamentos. 

Neste artigo, você vai saber mais sobre balanço patrimonial e sua importância em uma empresa. Trata-se de uma das peças-chave do controle financeiro, executado pelo departamento contábil, e ajuda a definir as estratégias do negócio. 

O que é balanço patrimonial?

Balanço patrimonial é um documento constituído pelos ativos – direitos e bens que se têm – e passivos – dívidas de curto prazo, em até 1 ano, e longo prazo, que vão além desse período. 

O balanço patrimonial distingue o passivo e o ativo e mostra o patrimônio líquido: mais patrimônio líquido, mais riqueza, uma equação básica. 

Assim, criando o balanço patrimonial é possível verificar de forma concreta a riqueza que você tem. Você vai poder aumentar a riqueza de duas formas:

  • elevar a quantidade de direitos e bens;
  • diminuir despesas.

É importante ressaltar, novamente, que o balanço patrimonial deverá ter um formato simplificado, porém incluindo dados essenciais em uma ordem adequada – é utilizado para comparação e análise do ativo relacionado ao passivo. 

Como é formado o balanço patrimonial

Existe uma estrutura específica para se seguir ao realizar o balanço patrimonial: à esquerda são discriminados os direitos e bens da empresa – o Ativo. Bens, em contabilidade, representam todas as coisas que a organização tem e que podem ser traduzidos em valores monetários, por exemplo:

  • contas bancárias;
  • saldo;
  • marcas;
  • estoque;
  • patentes.

Por outro lado, os direitos consistem em valores que não são posse da empresa ainda, porém há uma previsão de que se convertam em valores monetários. Por exemplo, contas a receber de clientes.

O Passivo é uma parte do balanço patrimonial em que se encontram as obrigações da organização, como contas a pagar a fornecedores, financiamentos e empréstimos. Dentro do Passivo, há um grupo de dados que especialistas consideram a terceira divisão do balanço patrimonial – o Patrimônio Líquido.

O Patrimônio Líquido registra as quantias depositadas pelos sócios para constituição da organização.

Por que o balanço patrimonial é importante para uma empresa?

O balanço patrimonial, como dito, é um instrumento contábil de uma organização. Ao lado da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), considera-se a demonstração financeira mais relevante, visto que sua análise permite verificar a formação patrimonial de um empreendimento.

Ativos e passivos são avaliados com uma visão ampla e abrangente que inclui passado, presente e futuro, além de serem identificadas as obrigações exigíveis – devidas a terceiros, como financiamento e empréstimos, e não as obrigações não exigíveis – o Patrimônio Líquido que os donos da empresa colocaram à disposição da organização para que ela se desenvolvesse, sem a necessidade de ser devolvido.

Portanto, o balanço patrimonial viabiliza a análise de índices econômicos e financeiros de uma empresa, dentre outros. Nele, pode-se comparar os recebíveis da organização, advindas de vendas a prazo, e os montantes a pagar – estes, compras financiadas por empresas fornecedoras. 

Ainda, você pode identificar os recursos imobilizados em ativos fixos, como equipamentos, que consomem recursos e têm baixa ou nenhuma liquidez, se equiparados a investimentos.

Esperamos que nosso conteúdo sobre balanço patrimonial tenha sido útil a você. Por meio dele, você identifica como a empresa se encontra em relação ao patrimônio, de maneira quantitativa e direta. 

Para um balanço patrimonial eficiente e preciso, entre em contato conosco!

Quero fazer um Balaço patrimonial eficiente!

Summary
Balanço patrimonial: qual a importância de realizar?
Article Name
Balanço patrimonial: qual a importância de realizar?
Description
Neste artigo, você vai saber mais sobre balanço patrimonial e sua importância em uma empresa. Trata-se de uma das peças-chave do controle financeiro, executado pelo departamento contábil, e ajuda a definir as estratégias do negócio.
Author
Publisher Name
Assessoria Contábil
Publisher Logo
Menu
Recomendado
Como é feita a gestão de projetos industriais em sua…
Open chat
Powered by